quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Exclusão de torcedores gera polêmica no futebol. Qual é a sua opinião?

Foto: Guga Matos/JC Imagem
A notícia da semana em Pernambuco e poderíamos até dizer em todo o país foi sem dúvida a decisão da Diretoria do Sport Clube do Recife em excluir torcedores do seu quadro de sócios. O que seria normal se não fossem torcedores membros de uma torcida organizada do clube.
Na sua essência, a medida proposta pelo presidente rubro-negro não parece ter a capacidade de reduzir a violência que aflige o futebol (e o não-futebol). Mais se aproxima de uma ação simbólica para mostrar aos demais torcedores (e à sociedade) sua pouca disposição para o diálogo com esse grupo específico. Com um dano colateral importante: mesmo sem a intenção, acaba contribuindo para o acirramento do clima de preconceito e intolerância que vive o Brasil hoje em dia. Mas na minha opinião uma decisão correta.
Temos sim que banir dos nossos estádios, clube, ruas e sociedade em geral estes "marginais" que se travestem de "torcedores organizados" para cometer crimes. Politicamente correto seria eu dizer: "Mas não são todos". Ai me vem uma pergunta:
"Você gostaria que se filho estivesse no ceio destas torcidas?"
Com certeza a sua resposta seria, N...Ã...O...

A desculpa para a exclusão para mim pouco importa. Mas ela tem amparo do Estatuto do clube segundo o Presidente. Baseada nos incisos II e VIII do artigo 47 do Estatuto Social do Sport. Conforme o artigo 47, II, “é dever do sócio zelar pelo bom nome do Clube e buscar, por todos os meios, elevar o seu conceito”. Já o inciso VIII, diz que “é dever do sócio em portar-se com a maior decência e urbanidade no recinto social, nos campos de esportes e em qualquer outra dependência do clube”. Argumenta o dirigente que o simples fato de o cidadão estar filiado à TJS  já o faz automaticamente infringir as duas normas.

Esses "caras" estão assaltando, depredando o patrimônio público, matando e colocando terror até mesmo dentro do estádio, como estamos cansados de ver no noticiário policial a cada dia.
Não me importo nem um pouco de ser taxado de intolerantepreconceituoso... ou seja lá o que for.
Futebol, esportes, estádios, clubes sociais... É lugar de família, de pessoas de bem, pessoas que sabem ir e vir na via pública, cidadãos que respeitam o espaço do outro, não isso que estamos saturados de ver. Lugar de bandido é na cadeia não em um quadro de sócio de um clube que têm uma história no desporto nacional, um clube centenário de muitas glórias e conquistas.

Parabéns Martorelli pela iniciativa.
Que sirva de exemplo para os outros clubes do país, assim como fez o Palmeiras sendo o precursor desta atitude.

APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário