domingo, 2 de abril de 2017

Jornada Técnica da CBF em Pernambuco foi um sucesso

O Blog do Torcedor na Mira acompanhou com exclusividade a nova metodologia de trabalho da Comissão de Arbitragem da CBF na preparação dos árbitros pernambucanos
visando os campeonatos Brasileiros que estão para começar. E podemos dizer, uma explanação bem diferente do que costumeiramente víamos em outras temporadas. A didática mudou e mudou para melhor, os conceitos também foram modificados. Tudo esta mais leve, mais transparente, pelo menos foi isso que vi nestes quatro dias na jornada técnica na sede da Federação Pernambucana de Futebol. 

Percebi também que a preocupação da Comissão é fazer com que o árbitro só se preocupe com a melhoria do seu desempenho e esqueça aquela coisa costumeira da desmotivação por questões extra campo, como apadrinhamentos e indicações, pelo menos foram as palavras do Presidente Coronel Marinho em sua breve, mas importante participação no evento. Marinho afirmou por diversas vezes que agora, em sua gestão, a meritocracia será utilizada como critério não só para a qualificação dos escudos, mas também para as escalas de jogo e que para que isso aconteça, a CBF investiu em um moderno modelo de analise de desempenho integrado onde permitirá não só aos diretores de arbitragem mais também ao árbitro acompanhar os seus erros e acertos, o que lhe trará mais confiabilidade em buscar a excelência. A ferramenta é tão inovadora e tecnológica que permitirá ao árbitro, em sua página no Portal do Árbitro,o acompanhamento dos lances dos jogos em vídeo. Não será mais utilizadas as notas, segundo o mandatário da arbitragem nacional, elas não diziam nada.

Mas voltando a falar da Jornada e das inovações, falei em transparência, e vou citar como principal exemplo a correção da Avaliação Teórica após a conclusão da mesma, mostrando que a preocupação é totalmente didática e não avaliativa, apesar de ter o peso da não classificação. Mas foi perceptivo a satisfação de todos com esta nova forma de aprendizado, pois o árbitro já sai da sala de aula sabendo se foi bem ou não, sem contar que todas as questões foram discutidas e entendidas no mesmo instante com o auxílio direto do livro de regras sendo consultado para embasar ou descartar as alternativas. Por falar em prova, achei também a mesma, muito bem elaborada, simples e com situações
real de jogos, nada daquelas coisas de: "a bola bateu no cachorro, depois no pássaro, no capacete do Policial,  sobrou para o atacante e ele fez o gol". Brincadeiras a parte, já vi cada prova de Presidente de CEAF que poderíamos dizer que parte delas foram elaboradas com  ajuda do médium "Chico Xavier" . Nessa não. Perguntas especificas, diretas, com respostas objetivas mostrando que o acerto do árbitro ratificaria  a sua concentração, competência e aprendizado.

Como a palavra mais utilizada nestes dias foi "Uniformização", as palestras não podiam terminar de forma diferente. Foram apresentados vários vídeos de como o árbitro deve se comportar em determinadas situações dentro do campo de jogo mediante as orientações dos instrutores. As novas recomendações da regra foram bem colocadas e até um fôlder de uma dor de cabeça da arbitragem foi criado, o "mão na bola ou bola na mão?". 
Devemos citar também o belo desempenho dos instrutores que aqui estiveram. Roberto Perassi e o neófito, Cláudio Silva, estavam altamente sincronizados, além de muita simplicidade e atenção. Paulo Camelo o de sempre, objetivo e competente. Há, por falar em teste físico já que citamos o professor, gostaria de destacar também que a nova mudança na metragem e no tempo de descanso exige do árbitro um melhor condicionamento físico, mas vi também que o próprio instrutor estava mais leve e incentivando muito mais do que cobrando. Acho que a carreira internacional do nosso Paulo fez muito bem a ele e a todos.
No demais, ressaltar o grande desempenho da Comissão de Arbitragem de Pernambuco e também do Sindicato local pela logística do evento, percebi uma grande preocupação por parte da CEAF para que tudo saísse como planejado e não foi diferente. Uma simbiose peculiar, já que Federação e entidade de classe sempre buscaram o entendimento e porque não dizer que em Pernambuco isso acontece a muito tempo, fruto da capacidade de entendimento do antigo Presidente, Emerson Sobral, para com a comissão, quando ainda era uma junta diretiva que tinha Salmo, Francisco e Erich à frente das ações. E agradecer ao Presidente Salmo Valentim por mais esta oportunidade de mostrar para o Brasil o que, e como foi feito mais um evento a nível nacional na sua cidade, no seu Estado.

Gostaria de terminar a matéria dizendo que tudo isso que foi relatado acima nos deixa esperançoso e confiante de que o caminho a se percorrer está bem traçado, e não é de hoje, mas que na prática isso levará tempo e perseverança. E dizer também, mesmo depois de tanto otimismo da minha parte, pois sou um entusiasta da arbitragem, espero que tudo isso não fique no papel e nas belas palavras, que realmente as coisas funcionem com meritocracia e com transparência, e que não fique apenas em promessas. Como diz o velho ditado português: "Quem vive de promessa é santo".

APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário