quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CBF estuda incluir campeões estaduais na Série C do Brasileirão

Francisco Cezário de Oliveira (FFMS) (Foto: Hélder Rafael)Francisco Cezário de Oliveira (FFMS) (Foto: Hélder Rafael)
A CBF analisa uma proposta de incluir na Série C do Brasileirão os campeões estaduais daquelas federações que não têm representantes nas três primeiras divisões nacionais. A informação foi trazida à tona pelo presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Francisco Cezário de Oliveira, durante o lançamento do Campeonato Sul-Mato-Grossense, nessa terça-feira em Campo Grande. Procurada pela reportagem, a CBF informou por meio da assessoria de imprensa que a proposta foi sugerida e está em análise pela diretoria de competições.
Segundo Cezário, o modelo atual da Série C nacional é restritivo às federações menores. Na temporada 2015, clubes de 13 federações estaduais ficaram de fora da disputa - os 20 clubes foram oriundos de 12 estados diferentes. As sérias dificuldades financeiras enfrentadas por essas agremiações impedem que conquistem o acesso a partir da Série D, na avaliação de Cezário.
- Para que um clube dessas federações sem representante suba para a Série C, é preciso um alto investimento financeiro, que os pequenos clubes dificilmente vão conseguir - justifica.
De acordo com o dirigente, a proposta prevê que entre os critérios técnicos de escolha dos times da Série C do Brasileirão esteja a conquista do título estadual. Nos casos em que o campeão já participar de uma divisão superior - A ou B, por exemplo - a vaga passaria ao vice-campeão, e assim sucessivamente.
- Isso traz um impacto na Série D, mas não quer dizer que será extinta. Nem tem motivo para acabar com a Série D, porque é um campeonato consolidado. Evidentemente que seriam abertas novas vagas na quarta divisão para várias outras federações - argumentou Cezário.
Blog do Torcedor com Hélder Rafael
APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário