sábado, 6 de maio de 2017

Árbitro de vídeo será testado pela primeira vez no Brasil neste final de semana

A arbitragem mundial está de olho em Pernambuco neste final de semana. O Estado será o primeiro do Brasil a utilizar o Projeto Árbitro de Vídeo (AV) em uma partida oficial que acontecerá no Estádio da Ilha do Retiro neste domingo, palco de Copa do Mundo na década de 50. 
 A partida em questão é o confronto de ida da final do Pernambucano A1/2017 entre Sport e Salgueiro.

Na manhã deste sábado (06), o Presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, o chefe do Departamento de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, o representante da CBF na FIFA, Manoel Serapião Filho, concederam coletiva de imprensa para explicar como será realizado o trabalho do árbitro de vídeo na final do Pernambucano. Os membros da Comissão Estadual de Arbitragem, Erich Bandeira e Francisco Domingos, e o Presidente da Escola Estadual de Arbitragem, Sebastião Rufino, também compuseram a mesa.
Na cabine de recepção de imagens estarão, Manoel Serapião Filho (Ex-Árbitro FIFA e Instrutor da CBF), e o árbitro do quadro local, Péricles Bassols Pegado Cortez. O jogo terá um quarteto genuinamente da terra do frevo, José Woshington como árbitro principal,
auxiliado por Marlon Rafael e Fabrício Leite. Gleydson Ferreira será o quarto árbitro.
ÁRBITRO DE VÍDEO
O projeto é 100% brasileiro desenvolvido e testado pela Comissão de Arbitragem da CBF e a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF) tendo tido a melhor receptividade na FIFA. No nosso projeto o árbitro de vídeo não atua em todas as dúvidas que possam surgir em campo. As informações são passadas ao árbitro principal, apenas em lances capitais, especialmente, em quatro situações:
- Foi gol / Não foi gol
- Foi pênalti / Não foi pênalti
- Cartão vermelho direto indevido
- Identificação errada do jogador punido 
O jogo Sport x Salgueiro em comento, consistirá no maior e mais importante experimento prático dessa nova tecnologia pelo International Football Association Board (IFAB), órgão máximo da arbitragem no futebol mundial.
A filosofia do projeto não é interferir em 100% dos lances duvidosos, pois isso mudaria o ritmo e anularia emoções essenciais do jogo. O lema é “mínima interferência, máximo benefício”, com atuação da tecnologia em lances que possam mudar, diretamente, o resultado de um confronto. A finalidade do árbitro de vídeo não é trabalhar a questão (a decisão em si), mas sim: qual a decisão do árbitro está correta? Sua função primordial é se perguntar: qual a decisão está, claramente, errada?

APOIO: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário