01- Ouça o apito. Se um árbitro apita é porque viu alguma coisa. Na maioria das vezes é uma falta, ou uma paralisação no jogo, que o obriga a interromper imediatamente a partida e lidar com a situação. O tom do apito, muitas vezes, indica a natureza da falta. Um apito curto e rápido indica faltas menores punidas apenas com um chute livre, já um apito longo e mais forte indica faltas graves puníveis com cartões ou pênaltis.
02- Preste atenção na vantagem. Um árbitro que, sem soprar seu apito, aponta os dois braços para fora, viu uma falta mas decidiu dar a vantagem. Quando se dá vantagem, o árbitro atrasa a paralisação, porque ele acredita que o time que sofreu a falta ainda tem a vantagem na situação. Normalmente o árbitro dará cerca de 3 segundos para determinar o que irá acontecer. Se, ao final dos 3 segundos, uma vantagem foi adquirida pela equipe que recebeu a falta, como a posse ser mantida ou o gol ser marcado, a falta será ignorada pelo árbitro. Se a falta justifica um cartão, no entanto, ele vai mostrar o cartão na próxima interrupção do jogo.
03- Fique atento aos tiros livres diretos. Para sinalizar um tiro livre direto, um árbitro irá apitar e apontar com um braço levantado na direção do gol que será atacado pela equipe que recebeu a oportunidade executar o tiro livre. O tiro livre direto é concedido quando um dos jogadores comete uma das dez faltas penais contra um oponente. Um gol pode ser marcado a partir de um tire livre direto.
04- Fique atento aos tiros livres indiretos. Se após a sinalização de uma cobrança de falta o árbitro mantém a mão acima de sua cabeça, então ele está sinalizando um tiro livre indireto. Um tiro livre indireto é atribuído em casos onde a falta não se enquadra na categoria de falta penal ou num caso onde a falta não é cometida contra adversários. Um gol não pode ser marcado a partir de um tiro livre indireto até que ela tenha tocado um outro jogador. Quando sinalizando um tiro livre indireto, o árbitro irá manter a sua mão levantada até que a bola seja chutada e tocada por outro jogador.
05- Fique atento à cobrança de pênalti. Um árbitro que aponta diretamente para a marca de pênalti, ou ao local de dois terços do caminho entre a linha da área e linha da do gol, está indicando que um jogador cometeu uma infração de tiro livre direto dentro de sua própria área e, assim, um pênalti foi marcado.
06- Fique atento ao cartão amarelo. Um árbitro que mostra a um jogador um cartão amarelo está indicando que o jogador cometeu uma das sete infrações leves. Um jogador que recebeu um cartão amarelo tem seu nome anotado pelo árbitro. Se o segundo cartão amarelo for emitido, o jogador será expulso.
07- Fique atento ao cartão vermelho. Um árbitro que mostra a um jogador o cartão vermelho está indicando que o jogador cometeu uma infração grave, e deve deixar o campo de jogo imediatamente (em partidas profissionais, este na maioria das vezes significa que ele vai para o vestiário)
08- Fique atento a outros sinais. Um árbitro que aponta para o gol com o braço apontado em linha reta, paralela ao chão, está sinalizando um tiro de meta. Um árbitro que aponta para bandeira de escanteio com o braço apontando para cima está sinalizando um escanteio.
09- Fique atento aos sinais de gol. Não há sinais de oficiais para um gol. Um árbitro pode apontar para o círculo central com o braço apontando para baixo. No entanto, é claro que, quando a bola tiver cruzado completamente a linha entre as traves, um gol foi marcado (A não ser, é claro, que tenha ocorrido uma infração das leis do jogo. Nesse caso, o árbitro deve apitar para indicá-lo e dar um sinal apropriado para mostrar como o recomeço será). O apito é geralmente soprado para sinalizar um gol, porque o item é usado para iniciar e parar a partida. No entanto, quando um gol é marcado, o jogo pode parar automaticamente. Por isso, às vezes o apito não é usado.
DICAS
- O árbitro expulsa e mostra o cartão vermelho a um jogador que:
- é culpado de falta grave
- é culpado de conduta violenta
- cospe em um adversário ou em qualquer outra pessoa
- impede a equipe adversária de fazer um gol ou impede uma oportunidade clara de gol, tocando deliberadamente a bola com a mão (isso não se aplica ao goleiro dentro de sua própria área)
- impede uma oportunidade clara de gol de um adversário em direção ao gol de seu time com uma infração punível com um tiro livre ou um pênalti
- usa linguagem e/ou gestos ofensivos, injuriosos ou abusivos
- receber uma segunda advertência na mesma partida
- As oito infracções pelas quais o árbitro pode conceder um tiro livre indireto são:
- O goleiro demorar mais de seis segundos com a bola em mãos antes de liberá-la
- O goleiro tocar a bola de novo com as mãos depois de ter liberado-a de sua posse e a pelota não tocou em qualquer outro jogador
- O goleiro tocar a bola com as mãos depois dela ter sido chutada para ele por um companheiro de equipe
- O goleiro tocar a bola com as mãos depois de tê-la recebido diretamente de um arremesso lateral executado por um companheiro de equipe
- Jogar de forma perigosa
- Impedir a progressão de um adversário
- Prevenir o goleiro de soltar a bola das mãos
- Qualquer outra infração cometida para as quais o jogo é interrompido para advertir ou expulsar um jogador
- Há sete faltas que podem ser punidas pelo árbitro com um chute livre direto se o jogador é negligente, imprudente ou usa força excessiva:
- chutar ou tentar chutar um adversário
- dar uma rasteira ou tentar dar uma rasteira num oponente
- pular sobre um adversário
- carregar um adversário
- bater ou tentar bater num adversário
- empurrar um adversário
- brigar com um adversário
- O árbitro adverte e mostra o cartão amarelo a um jogador que:
- é culpado de comportamento antiesportivo
- mostra dissidência por palavra ou ação
- infringe persistentemente as leis do jogo
- atrasa o reinício do jogo
- não respeita a distância exigida quando o jogo é reiniciado com um escanteio, tiro de meta ou lateral
- entra ou re-entra no campo sem autorização do árbitro
- deliberadamente deixa o campo de jogo sem autorização do árbitro
- Nunca discorde do árbitro .
- As outras três faltas com cobrança de tiro livre direto:
- agarrar um adversário
- cuspir em um adversário
- manusear a bola deliberadamente
AVISOS
- Nunca tente desafiar o árbitro, não importa o que ele sinalizar. Em um jogo de futebol, as indicações do árbitro estão sempre certas, não importa o quão erradas elas estiverem. Discutir com o árbitro é considerado dissidência e, muitas vezes, resulta em um cartão amarelo.
- O trabalho de um árbitro é fazer cumprir as leis (regras) do jogo. Sua visão do jogo é geralmente privilegiada, e ele (a) foi treinado para saber identificar as infrações. Pode ser útil obter a explicação de uma indicação ou educadamente discutir uma regra. No entanto, nunca se deve discutir o julgamento de um árbitro. Árbitros experientes costumam responder a uma pergunta, afirmando "essa é a opinião do árbitro...”
- Para os jogadores de defesa e goleiros, não levantem a mão para pedir impedimento nem façam o sinal com a mão para indicar mão na bola. É pior permitir um gol quando não aconteceu uma falta, impedimento ou paralisação do que cancelar o gol depois de fazer tudo possível para evitá-lo.
- A maioria dos árbitros irá explicar uma indicação ou regra se você perguntar educadamente, e pode até corrigir a situação se uma regra não tiver sido aplicada corretamente. No entanto, se isso se tornar muito frequente, o árbitro pode desautorizar qualquer conversa completamente.
FONTE
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